domingo, 31 de julho de 2016

Atitude da polícia no caso do Bessa gera polêmica.

Descrição para cegos: imagem é formada por duas fotos que mostram os destroços da agência atacada, com a área demarcada por fitas de listas verticais amarelas e pretas. Em ambas aparece a porta e o letreiro com a palavra CAIXA parcialmente destruídos. Na foto da direita, vê-se parte do mecanismo de um caixa eletrônico que parece ter sido atirado no meio da avenida pela explosão

Por Manoel Holanda


No último dia 23, assaltantes fortemente armados explodiram um posto de autoatendimento da Caixa Econômica Federal no Bessa Shopping, aqui em João Pessoa. A ação dos bandidos foi gravada por moradores das proximidades. Segundo o relato de testemunhas, a polícia só apareceu no local após o ocorrido. Essa postura acabou gerando muitas polêmicas a respeito da questão da segurança pública na capital paraibana.
No dia seguinte ao ocorrido, a PM informou que estava com equipes no local, mas aguardando o apoio da Polícia Civil. A Polícia Militar também comunicou que a ação dos bandidos passou a ser comandada também pela Polícia Federal. O capitão Antônio Filho, comandante do 1º Distrito Integrado de Segurança Pública, afirmou que a postura dos policiais na ação foi correta, pois eles estavam em desvantagem numérica e um confronto desigual poderia terminar em tragédia.

quarta-feira, 6 de julho de 2016

III Colóquio de Segurança Pública – com o professor Sven Peterke

Descrição para cegos: foto mostra o professor Sven e a câmera
filmando-o, com ele aparecendo no visor

Realizado para a disciplina Jornalismo e Cidadania, do curso de Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba, o III Colóquio de Segurança Pública, aconteceu no dia 18 de maio de 2016. Teve como convidado o professor Sven Peterke. Ele é Doutorado em Ciências Jurídicas pela Universidade de Bochum, Alemanha, onde também concluiu mestrado em Assistência Humanitária Internacional e capacitação para o cargo de juiz. Desde 2010, Sven Peterke é professor adjunto no Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba. Suas pesquisas e publicações nacionais e internacionais concentram-se em Direito Internacional Humanitário. É membro da Internacional Law Association e colaborador permanente da revista Jornal of International Law of Peace and Armed Conflict. A organização do colóquio foi de Elidiane Ferreira, Gerlane Neto e Jailma Santos.

Confira o colóquio na íntegra:


1- Estruturas da violência

O professor apresenta diferentes estruturas de violência presentes na sociedade e como esse tema pode ser estudado em pesquisas científicas.