terça-feira, 20 de dezembro de 2016

IV Colóquio de Segurança Pública e Violência, com Fábio França

Descrição para cegos: foto de Fábio França no colóquio. Em primeiro plano aparece o visor da câmera captando a imagem.

Realizado para a disciplina Jornalismo, Cidadania e Direitos Humanos do curso de Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba, o IV Colóquio de Segurança Pública aconteceu no dia 20 de outubro de 2016. Teve como convidado o capitão Fábio Gomes de França, que leciona Criminologia no Centro de Educação da Polícia Militar da Paraíba. Ele é doutor e mestre em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba, pesquisador do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos, com estudos nas áreas da Sociologia da Violência e Sociologia Jurídica e do Controle Social. A organização do colóquio foi de Annaline Araújo, Cristiano Sacramento, João Diniz e Manoel Holanda.

CONFIRA O COLÓQUIO NA ÍNTEGRA:

1 - A formação do aluno policial
- O professor apresenta como os alunos dos centros de formação de polícia reagem à inserção de conteúdos pautados no Direitos Humanos.



quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Em português Manual da OMS sobre violência juvenil

Descrição para cegos: a ilustração é formada por dois personagens, o que está ao lado esquerdo da tela agride o que está à direita. 

A tradução do manual foi realizada pelo Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV/USP). O documento intitulado Prevenindo a violência juvenil: um panorama das evidências, objetiva auxiliar formuladores de políticas públicas que atuam em governos ou organizações populares na criação de programas de prevenção da violência juvenil. Para acessar o documento clique aqui. (Cristiano Sacramento)

sábado, 3 de dezembro de 2016

Impunidade em homicídios de comunicadores

 Descrição para cegos: ilustração de um monitor com o logotipo do relatório O Ciclo do Silêncio na tela. O logotipo é composto de 4 tarjas em posição horizontal escritas com o nome do relatório.

Por Cristiano Sacramento

Um levantamento realizado pela organização Artigo 19 culminou no relatório denominado O Ciclo do Silêncio: impunidade em homicídios de comunicadores no Brasil que investigou as características de 12 homicídios cometidos contra comunicadores no país. A análise abrangeu o período entre 2012 e 2014.
O lançamento foi realizado no dia 2 de novembro, data instituída como Dia Internacional pelo Fim da Impunidade em Crimes contra Jornalistas. Um dos casos que constam no estudo é o do jornalista Rodrigo Neto, natural da cidade de Ipatinga, interior de Minas Gerais. Ele foi assassinado em 2013. Na época, Rodrigo produzia reportagens investigativas.