sexta-feira, 7 de abril de 2017

Prevenção de violência sexual na infância

Descrição para cegos: capa do livro. Apresenta no canto superior direito a ilustração do personagem Pipo de cabeça para baixo e no canto inferior esquerdo a da personagem Fifi. Ambos têm olhos grandes e lembram bonecos de pelúcia. Ao fundo, um papel de parede com várias cuecas voando.
Por José Albino

        Pipo e Fifi é um livro educativo escrito por Caroline Arcari, ilustrado por Isabela Santos e produzido pelo Instituto CORES. Tem como foco o público infantil a partir dos 4 anos de idade e serve como uma ferramenta de proteção contra a violência sexual na infância, propondo-se a ensinar as crianças a diferenciarem, sozinhas, um toque de amor de toques abusivos.

        O livro tem 34 páginas muito ilustradas e coloridas, com um texto simplificado para as crianças, mas também dialoga com os pais e responsáveis, além de conter atividades interativas para uma abordagem lúdica do tema.

       

quarta-feira, 5 de abril de 2017

Boas práticas no apoio a vítimas LGBT

Descrição para cegos: reprodução da capa do manual. Sem imagens, ela apresenta, no canto superior esquerdo, a inscrição “Violência de gênero”. No centro, o título da obra e, no canto inferior direito, a sigla CIG.

Por José Albino

O guia é composto por quatro capítulos dentro de 67 páginas. São eles: A situação das pessoas LGBT, Violência doméstica e as pessoas LGBT, Breve guia para atendimento a vítimas LGBT e Desafios para a intervenção. Pessoas trans, insultos, invisibilidade, isolamento em função da orientação sexual, violência e preconceito são alguns dos assuntos abordados

         A CIG, responsável pelo manual, é um órgão de administração direta do governo de Portugal que tem como missão garantir a execução de políticas públicas acerca da igualdade de gênero, combate à violência doméstica e tráfico de seres humanos.

           Clique aqui e leia gratuitamente.