terça-feira, 7 de junho de 2016

Incitação ao crime e à violência


Por Jailma Santos

A incitação ao crime e à violência é um ato contra a paz pública, praticado quando um indivíduo induz outro a ação criminosa. Essa é uma das violações à legislação que ocorrem frequentemente em espaços veiculados na mídia brasileira.
É o caso de situações decorrentes de um crime que causa comoção social e os jornalistas adotam um discurso que, de certo modo, incita à vingança ou justifica a justiça pelas próprias mãos.
Não se deve propagar a ideia de vingança, perpetuando um costume que não deu certo desde a antiguidade. É abominável o discurso de que a população deve agir com as próprias mãos e cumprir a lei de talião: “olho por olho, dente por dente”.
A experiência humana, depois de tentativas e erros, ensinou que o mais correto para o bem da sociedade é aplicar uma sentença adequada para o delito e, posteriormente, inserir o condenado em práticas para a sua ressocialização. Dessa forma, tenta-se reestabelecer a paz pública e evitar a reincidência do indivíduo.
O discurso de que “bandido bom é bandido morto” apresentado em programas policialescos omite que ao matar um bandido, você também comete um crime. Além disso, essa opção não garante uma solução segura e permanente para a estabilidade social. Por isso, cortar a ponta de um iceberg não significa a extinção do problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário