quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Superlotação sem restrição em delegacia amazonense

Descrição para cegos: foto mostra, em primeiro plano, dois jovens debruçados na grade de sua cela, que está fechada, com os braços para fora. Em segundo plano, outra cela fechada, com trapos amarrados na grade, e vários jovens sentados dentro dela. As paredes estão sujas e riscadas.
Em São Gabriel da Cachoeira, Amazonas, homens, mulheres e crianças são confinados numa mesma delegacia. Os presos, que sofrem com a superlotação e insalubridade, não têm perspectivas de um tratamento digno no seu período de reclusão, uma vez que, independente da gravidade do crime, dividem o mesmo espaço. Reportagem publicada no site Repórter Brasil traz relatos do sofrimento de mães que veem seus filhos em celas ao lado, de uma gestante que sofre sem acompanhamento, além do promotor e do delegado responsável, que tentam encontrar condições melhores para os presos. Leia a reportagem completa aqui. (João Pedro Melo)

segunda-feira, 21 de agosto de 2017

O MBL e a ditadura da miséria

Descrição para cegos: imagem capturada de vídeo do MBL no YouTube mostra Kim Kataguiri falando para a câmera. Abaixo do vídeo, lê-se: “Lugar de vagabundo é na cadeia! Ajude o MBL na luta contra a impunidade.”
Por Gabriel Neves

O Movimento Brasil Livre (MBL) deu início, no dia 19 de junho, por meio do You Tube, a uma campanha contra o regime semiaberto no Brasil. Esse regime consiste na possibilidade de os presos cumprirem suas penas fora das penitenciárias, saindo durante o dia e retornando à noite. Os detentos que conseguem o benefício têm a oportunidade de trabalhar em lugares determinados pela Justiça.
Tal campanha está apoiando o Projeto de Lei 3.174, da autoria do Deputado Giovani Cherini (PR) e outros, como Jair Bolsonaro (PSC) e Eduardo Bolsonaro (PSC). Extinguindo o regime semiaberto, o PL estabelece o regime fechado e aberto para o cumprimento da pena privativa de liberdade.

segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Se soluções são criadas, problemas também podem ser

Descrição para cegos: foto de 3 peças de xadrez sobre um tabuleiro. Em primeiro plano, um peão preto e, um pouco atrás, a rainha e um bispo brancos.

Por Gabriel Neves

A caracterização de um determinado problema faz parte da construção de uma política, principalmente de segurança pública. Em outras palavras, quando se quer construir uma política que não deve ser explicitada para todos, uma definição sobre determinado problema é elaborada.

quarta-feira, 2 de agosto de 2017

EUA têm maior população carcerária do mundo

Descrição para cegos: imagem contém a bandeira dos Estados Unidos no fundo. Na parte superior esquerda, o nome Netflix e, no meio, o nome A 13ª Emenda.


Por Gabriel Neves


Tem-se a impressão, ou ao menos teve-se durante um tempo, de que conteúdos veiculados nas grandes indústrias do audiovisual possuem potencialidade para ser apenas balela hollywoodiana (lê-se narrativa clássica) para “encantar” um certo tipo de telespectador passivo. A Netflix, porém, está aí para mostrar que isso não é totalmente verdade, apresentando, em sua plataforma, o documentário A 13ª Emenda, que fala sobre uma política de segregação nos Estados Unidos e que põe, como uma dessas políticas, o encarceramento em massa - assunto de segurança pública.