sábado, 12 de dezembro de 2015

II Colóquio sobre Segurança Pública e Violência – com Lúcia Lemos

A professora Lúcia Lemos Dias foi a convidada para o segundo colóquio sobre Segurança Pública e Violência, realizado no dia 18 de novembro de 2015 pela turma de Jornalismo e Cidadania do Curso de Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba. Lúcia atua no Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos da UFPB e integra a Comissão de Direitos Humanos dessa universidade. Tem doutorado e mestrado em Serviço Social, com estudos na área de segurança pública e violência. O colóquio foi organizado por Gabriela Garcia, João Diniz, Moacyr Martins e Wanderson Fernandes.

Confira a seguir os vídeos do colóquio:



O sistema de segurança Pública
Neste primeiro vídeo, Lúcia Lemos cita e explica os pontos necessários para que um sistema de segurança pública seja eficiente.



Cobertura da violência pela mídia
Lúcia Lemos avalia o papel da imprensa na cobertura dos fatos ligados à segurança pública.



Violência nas capitais nordestinas
O aumento dos números de violência nas capitais dos estados nordestinos é abordado por Lúcia Lemos.



Atuação da força policial
A convidada explica a história das polícias no país, falando desde sua concepção, a influência do militarismo na instituição e discussão sobre a sua atuação no combate ao crime.



Redução da maioridade penal
A professora diz que a redução da maioridade penal seria apenas um reflexo da incapacidade do país de lidar com a segurança pública.




Criminalidade e direitos humanos
Lúcia Lemos explica a relação entre direitos humanos e as pessoas que infringem a lei e porque essa ligação é algumas vezes interpretada de forma equivocada.



Leis Antiterrorismo
Neste vídeo, Lúcia Lemos dá seu ponto de vista sobre a Lei Antiterrorismo aprovada na Câmara Federal neste ano.



Estatuto do Desarmamento
Lúcia fala sobre a política do desarmamento em vigor no país e sobre as propostas de alterações que estão em pauta no Congresso.



Grupos radicais e terrorismo
A professora encerra a participação falando sobre os grupos radicais e o seu comportamento violento, além de comentar a preparação da segurança pública no país para a atuação e eventos internacionais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário