quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Quais os lugares mais violentos do mundo?


Por Moacyr Martins

Quer conhecer quais os lugares mais ou menos violentos do mundo? Anda precisando de dados estatísticos confiáveis para dar respaldo a algum trabalho sobre temas que envolvam homicídios? Nesta página (toda em inglês) você encontra as últimas taxas de homicídios do Brasil e em praticamente todo canto do planeta, através de uma plataforma gráfica super simples de entender e usar. Basta girar o globo terrestre virtual disponibilizado, escolher o país, o estado ou a cidade desejada e obter automaticamente os dados mais recentes sobre as taxas de homicídios, podendo, inclusive, compará-las.


O site foi desenvolvido pelo Instituto Igarapé, uma ONG independente, sem fins lucrativos e apartidária dedicada à integração das agendas de segurança, justiça e desenvolvimento, com sede no Rio de Janeiro. Esse instituto tem trabalhado com cinco macrotemas, que são: segurança cidadã, construção da paz, política sobre drogas nacional e global, segurança cibernética e desenvolvimento sustentável.
O instituto, além ter o aval das Nações Unidas (ONU), é também apoiado pelos governos do Canadá, Reino Unido e Noruega, bem como por algumas entidades como pela Fundação Open Society, Fundação Bernard van Leer, International Development Research Centre (IDRC), além de receber contribuições de doadores privados.
Além da ferramenta chamada “Observatório de Homicídios” que divulgamos nesta página, o Instituto Igarapé também disponibiliza outro aplicativo muito útil e interessante chamado “Mapa de Armas” que semelhante ao indicado acima é também bastante prático de usar, e seu banco de dados é constantemente atualizado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário