quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Relatório denuncia tortura no sistema carcerário

Descrição para cegos: ilustração mostra silhueta de um policial empunhando um cassetete em direção a dois pares de mãos abertas que saem de uma grade.

Por Cristiano Sacramento

        Como se não bastasse a superlotação nas unidades prisionais do país, surgem novas denúncias contra o sistema carcerário brasileiro. O relatório Tortura em tempos de encarceramento em massa, lançado no dia 20 de outubro, em São Paulo apresenta 105 casos de tortura contra detentos no Brasil, cometidos em presídios de 16 estados além do Distrito Federal. O documento aponta que, até seu fechamento, em nenhum dos episódios houve punição à torturadores.
        O relatório foi elaborado pela Pastoral Carcerária Nacional, que atua com ações de evangelização em prisões na promoção e defesa dos Direitos Humanos. Ela contou com o apoio da Oak Foundation e do Fundo Brasil de Direitos Humanos. As denúncias foram recebidas por meio de formulário disponibilizado aos presidiários por membros da Pastoral durante visitas em unidades prisionais.


        Segundo Paulo Malvezzi, assessor jurídico nacional da Pastoral, os relatos foram entregues a autoridades dos Poderes Executivo, Judiciário e Ministério Público, às quais competem iniciativas no sentido de investigar e punir os crimes. Porém, em nenhum dos casos houve responsabilização dos torturadores.
O relatório denuncia ainda que mais de um terço das vítimas não foram sequer ouvidas por juiz ou defensor público. E acrescenta: “Trata-se de um dado extremamente preocupante, uma vez que sem o contato direto com a vítima ou o grupo afetado, as chances de real compreensão e apuração da denúncia tornam-se virtualmente nulas, pois o medo, as dificuldades de comunicação e as restrições de acesso aos espaços de privação de liberdade pelos denunciantes tornam grande parte dos relatos carentes de maior detalhamento e complementação”. Além disso, os presos que denunciam as práticas são retaliados com violência e sofrem com a desqualificação de seus relatos.
        O documento consiste uma amostragem que evidencia práticas abusivas ocorridas diariamente em prisões brasileiras, e alerta que alguns fatos nem chegam ao domínio público. A tortura não é apenas uma medida punitiva, é uma ação sistêmica que atesta a ineficácia de nosso sistema prisional.

        Para acessar o relatório clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário