quarta-feira, 12 de julho de 2017

V Colóquio de Segurança Pública e Violência, com Gustavo Batista

Descrição para cegos: foto do professor Gustavo Batista durante o colóquio. Ele aparece falando e, em primeiro plano, na parte de baixo da imagem, aparece a câmera filmando-o.

No dia 20 de abril de 2017 a turma de Jornalismo, Cidadania e Direitos Humanos do Curso de Jornalismo da UFPB recebeu o professor Gustavo Barbosa de Mesquita Batista para o V Colóquio em Sala de Aula sobre Segurança Pública e Violência. Docente do Centro de Ciências Jurídicas, o convidado é vice coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas e integrante da Comissão de Direitos Humanos da Universidade Federal da Paraíba. O colóquio foi organizado por Gabriel Botto, José Albino, Lucas Santos e Suedna Lima.

VEJA O COLÓQUIO NA ÍNTEGRA

1 – Direitos Humanos nas penitenciárias
O professor explica como se dá a relação dos defensores dos direitos humanos com os presidiários e analisa a atual situação brasileira dos encarcerados e das penitenciárias.




2 - A violência policial e suas causas
O professor discute a violência policial e as motivações que geram esse tipo de conduta. Ele destaca a preocupação dos Direitos Humanos com as condições de trabalho dos policiais.



3 – Direitos Humanos na polícia
O professor explica como os Direitos Humanos são fundamentais para a formação do policial e afirma que a violência está presente não só na ação policial, mas também na sociedade.



4 – Violência no campo
O professor Gustavo Batista fala sobre as causas e consequências da violência no campo, quando, muitas vezes, os próprios agentes do Estado são seus protagonistas.



5- Audiências de custódia e Direitos Humanos
O professor fala sobre as audiências de custódia ampliando a abordagem para outras áreas, como Direito, Sociologia e Antropologia, respondendo à seguinte questão: as audiências estão cumprindo com sua finalidade?



6 - Proteção aos defensores dos Direitos Humanos
O professor fala sobre a atuação dos ativistas e defensores dos Direitos Humanos que, segundo a ONU, não têm a devida proteção. Estende a crítica à Lei Maria da Penha, que ainda tem medidas pendentes de efetivação.



7 - Preconceitos enraizados na sociedade brasileira
Gustavo Batista aborda a questão dos preconceitos presentes na sociedade brasileira e explica o papel da educação e dos Direitos Humanos para corrigir essa situação.



8 - Porte de armas por civis
O professor Gustavo fala sobre as consequências do Estatuto do Desarmamento, movimentos para sua revogação e analisa acontecimentos no estado do Espírito Santo quando a Polícia Militar entrou em greve.



9 - Situação das penitenciárias no Brasil
O professor fala sobre a situação dos presídios brasileiros - superlotação, tratamento desumano - e possíveis soluções para essa situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário