segunda-feira, 9 de maio de 2016

Discussões entre vizinhos: como conviver em harmonia?


Por Gerlane Neto

Som alto, muro invasor, cachorro barulhento, lixo na calçada, são alguns dos fatores que tornam difícil a convivência entre vizinhos. Encontrar um modo eficaz e não agressivo de lidar com esses transtornos é o ideal.
O problema de discussões são mais comuns em prédios, devido à proximidade entre os apartamentos, mas as casas também entram na discórdia.
Os boletins de ocorrência são registrados como perturbação à tranquilidade. Em algumas situações, pode ser registrado como injúria ou ameaça, caso a discussão seja mais acalorada e uma das partes se sinta intimidada. Em ocorrências mais graves, em que aconteçam agressões, o caso é registrado como lesão corporal.
As notícias de brigas entre vizinhos que acabam em morte não são raras; a intolerância e falta de diálogo, levam a grandes tragédias.  Os assassinatos são cometidos por impulso, em momentos de raiva, fruto da intolerância entre os moradores, em alguns casos o assassino nunca tinha se envolvido com nenhum tipo de crime.
Geralmente os motivos desses assassinatos são ofensas verbais e brigas banais.
Construir uma relação boa entre vizinhos exige, em geral, dois ingredientes básicos: diálogo e respeito mútuo. É importante tentar acabar com o conflito logo no início. Não é preciso ser o melhor amigo do seu vizinho, mas a educação e respeito são fundamentais para um relacionamento harmonioso. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário