segunda-feira, 30 de maio de 2016

Violência sexual: um silêncio que ecoa


Por Elidiane Ferreira

Esta semana um ato de violência sexual contra uma menina de 16 anos chocou a Brasil. A menina sofreu um estupro coletivo, foi violentada por 33 homens. As imagens e o vídeo circularam pela internet aumentando ainda mais a dor e o sofrimento causados à jovem.
O enfrentamento a todo tipo de violência contra a mulher deveria ser uma pauta permanente na sociedade, não apenas ou prioritariamente do movimento feminista. As mulheres são estupradas, pois são consideradas como objetos sexuais, como propriedade dos homens e não como pessoas dotadas de direitos e vontade própria.



Alguns motivos levam os homens a se acharem no direito de violentar a mulher. Acreditam que a culpa é delas por incitarem o seu desejo sexual. Seja por estarem usando roupas curtas ou por estarem em determinado lugar sozinhas.
Todos estes “motivos” caracterizam a “Cultura do estupro”: é sempre culpa da mulher ser estuprada, de ninguém mais. Essa expressão começou a ser utilizado na década de 70, quando feministas americanas estavam promovendo esforços para a conscientização da sociedade sobre a realidade do estupro.
A “Cultura do estupro” impõem que a mulher é culpada por qualquer constrangimento sexual que venha passar: que é normal ser cantada na rua, que é normal ser vista apenas como um objeto para satisfazer a vontade de um homem.

O que a sociedade precisa para entender que a mulher não deve ser forçada a nada? O que fazer para tornar a mulher alguém que deve ser respeitada e cuidada? São tantas perguntas e quase nenhuma resposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário